sábado, 25 de agosto de 2007

Comunicação de Resposta

As pessoas aprendem à falar logo cedo, mesmo sem saber o que diz, e isso às acompanham por toda sua vida. Quando a criança vê que não precisa chorar para ganhar comida bastando para isso que ela peça para a sua mãe, surge a capacidade mais evoluida que os seres humanos tem em relação aos outros animais: a fala para garantia de sua sobrevivência.

A comunicação é o meio que perpetuou a liderança de nossa espécie frente aos vários animais. Mesmo sendo mais fracos, superamos todos os seres por carregarmos em nós o instinto da socialização como meio de continuação de nossos genes.

A fala vem sendo depreciada ao longo dos tempos, sendo substituída por expressões dinâmicas. Toda a idéia envolvida na construção das palavras é desprezada para que as conversas tenham um desenlace mais rápido usando-se termos que exprimam sensações psiquicas e idéias pré-concebidas.

O cérebro armazena um banco de dados lingüístico para certos tipos de eventos que possam ter alguma semelhança. Quando somos ofendidos, elogiados, surpreendidos ou qualquer ação que mude subitamente o nosso estado mental no momento, usamos palavras habitualmente usadas para situações semelhantes. Usando este artifício, conseguimos processar o mais rápido possível uma resposta para um feito repentino.

Diferente das interjeições, essa reação é usada para abreviar diálogos desnecessários. Não precisamos contar como foi nosso dia quando alguém nos pergunta se está tudo bem. Sabemos que tanto a pergunta quanto a resposta é apenas um jargão usado para que duas pessoas possam mostrar que se notam.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial