quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A Risada do Pateta

A risada do Pateta nada mais é que a risada da falsidade. No dia-a-dia temos que ser omissos em certas ocasiões apenas pelo fato de que as desprezamos.

Quando você ouve coisas que não interessam, normalmente seu cérebro não toma nenhum partido na situação. Daí sai um som quase automático de sua boca:

- Ahã...

Se o interlocutor esboçar um sorriso, seu senso de falsidade retribuirá com algo parecido. A risada do Pateta;

- Hahahahahã...

Não de forma grave ou com bastante efeito, apenas um som audível que transmite à outra pessoa que, mesmo não dando a miníma para a piada ou a asneira que ela disse, você é uma pessoa educada o bastante para não manda-lá calar a boca.

Também há casos em que somos abordados com palavras tristes ou lamentosas. Sempre que houver Sol sobre nossas cabeças, também haverá um infeliz para reclamar até do porquê da grama ser verde. Não precisamos prestar a atenção, basta fazermos cara de tristes e esboçar algo como:

-Eeeeeé...

Uma forma mais usada atualmente para dizer o antigo "Pois é!", que nada significava em se tratando de uma opinião, talvez com o mesmo efeito de "E eu com isso?".

A reação bovina é a que com certeza não poderemos abandonar. Sem ela teríamos que perder tempo processando informações desnecessárias para parecermos inteligentes ou interessados em um assunto. Nossos casamentos e empregos dependem muito dela:

-Muuuuuuuuuummmmmmmmm...

Ou você prefere discutir religião com aquele evangélico que te parou na rua? Ou quem sabe dizer para sua esposa que ouvir sobre a vida da família dela é mais chato que assistir horário político? Ou quem sabe dizer ao seu chefe que nem prestou atenção no que ele estava dizendo porque seus olhos não desgrudavam das pernas da secretária dele?

Nosso cotidiano nos torna falsos em nossas atitudes, mesmo porque não daríamos um passo à frente se mostrassemos nosso verdadeiro caráter. Mas assim é a vida, nascemos apenas para desempenhar nosso medíocre papel.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial