quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Tragédia

A maioria das pessoas tentam demonstrar tristeza ao saber que alguma catástrofe ocorreu recentemente. Este sentimento é natural, está presente em qualquer animal e é apenas uma demonstração do instinto de conservação das espécies.

Todo animal é capaz de matar outro semelhante se isso for necessário para garantir seu domínio e a perpetuação de sua herança genética. Isso não significa que os seres vivos queiram reinar sozinhos em seu ambiente, é apenas um processo de seleção onde as espécies mais fortes predominam fazendo com que exista uma espécie de peneira para separar os animais mais fracos fazendo com que se unam para garantir a perpetuação de seus semelhantes.

O primeiro de nossos ancestrais que segurou uma pedra na mão e percebeu que ela poderia ser lançada deu a nós a arrancada para a evolução. Desse momento em diante não precisariamos nos expôr ao perigo por almejar conquistas, bastaria apenas que planejassemos como usar este artifício para a obtenção do controle do que queriamos possuir.

As guerras, as religiões, a propagação da escrita e da fala como método não belicoso para a negociação e vida em sociedade, a valorização de materiais raros como meio de definição de status e todas as outras coisas que também foram criadas para garantir a edificação dos princípios das sociedades fazem parte da engenharia humana. Temos um convívio pouco harmonioso com a natureza, somos aquilo que corroí o planeta para garantir a perpetuação mas que com isso causamos a morte do corpo que nos hospeda.

Dizer que somos mais inteligentes do que os animais e por isso nos sobressaímos na natureza é um erro. Nossa "inteligência" se baseia no fato de procurar entender para saber, saber para poder possuír e possuír para saciar nosso mais pobre instinto: a ambição.

Não somos diferentes das outras espécies, somos apenas mais complexos. Os seres que dividem este mundo conosco tem o mesmo objetivo, a sobrevivência, sendo que achamos sermos capazes de entender toda a construção que envolve a luta diária desses nossos vizinhos. A espécie humana foi apenas uma falha na natureza.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial