domingo, 16 de setembro de 2007

Rei dos Tolos

O que mais vemos hoje em dia são pessoas que querem ter um destaque ou se sobressair perante os outros. Fato presente em praticamente todos os lugares que frequentamos, as vezes até dentro de nossa própria casa.

Existe uma espécie de veneração àquelas pessoas que possuem um certo destaque por parte de quem deseja ser reconhecido. Porém, em muitas ocasiões, este reconhecimento é desejado apenas para que a pessoa em questão passe a ser notável, mesmo que seus defeitos fiquem salientes e ofusquem suas qualidades.

A mídia televisiva, a "babá" de toda geração pós anos 70, sempre colocou diante de nossos olhos valores éticos distorcidos. Os jovens quando entram na adolescência não possuem um caráter definido. Muitos se espelham nas celebridades que habitam o mundo paralelo dos canais de televisão, absorvendo para sí todos os seus defeitos e falhas de conduta.

Hoje assistimos a ascensão da internet, que a cada dia tira mais pessoas do sofá e as coloca em uma cadeira em frente ao computador. Este meio virtual tem tornado mais evidente ainda esta sede por fama, mesmo que ela se apresente como uma coroa feita para ornar a cabeça de um rei de um país feito somente de tolos.

Este sentimento que impulsiona as pessoas a buscarem destaque não é algo que possamos julgar como estúpido ou mesquinho. Todas as pessoas tentam se destacar, seja construíndo um monumento, seja contando uma piada idiota.

Na natureza os animais procuram se diferenciarem de seus semelhantes, se mostrarem mais fortes ou mais inteligentes. Isto atrai mais fêmeas, deixando que o macho possa escolher qual mais o atrai. Com os seres humanos não é diferente, mas enquanto os animais fazem isto para escolherem a parceira com mais qualidades para perpetuar sua espécie, nós humanos muitas vezes fazemos isto não procurando a opção perfeita , mas sim a multiplicidade de opções. Não importa qual mulher nos dará o filho mais forte, até evitamos que eles nasçam, queremos apenas ter à nossa disposição mais e mais mulheres para nossos atos libidinosos.

Mesmo que em sua maioria isso seja apenas uma variante do sentimento de preservação, também não são poucos os casos em que a vontade de aparecer se manifeste por problemas emocionais ou psiquiátricos. Problemas enfrentados na infância, falta de vivência social, desajustes familiares, dificuldade de se expressar, etc. , tudo isso pode criar no indivíduo uma vontade excepcional de não ser apenas um em um milhão.

Mas cada pessoa decide se quer realmente ou não ornamentar sua cabeça com essa coroa, porém, quem se encontra nesta dúvida, com certeza já faz uso dela. Toda nação precisa de um governante, até mesmo as que são formadas apenas por diotas.