sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A MUTABILIDADE HUMANA

De todos os animais que habitam o globo terrestre, o humano é o único que se destaca pela sua diversidade na convivência com o meio e pela vida em grupos. Há animais que vivem em grupos, porém, vale ressaltar que os mesmos usam este modo de vida com o intuito de superar mais facilmente às adversidades impostas pela fraqueza da espécie.

Em um grupo de pessoas, que compartilham dos mesmos ideais ou estilos de vida, sempre há o que se destaca e é nomeado líder. Ao líder são dadas as decisões nas quais a coletividade sempre se encontra em conflito para resolvê-las. O sucesso do guia sempre estará na decisão que agradará a maioria, pois a todos é impossível agradar.

A maior dificuldade na vida em grupos é o fato presente na desarmonia e no conflito de interesses entre os membros. Disso discorre a dissensão que abala tanto a estabilidade de um grupo e modifica o caráter dos indivíduos.

Há os que desejam derrubar o líder, há os que querem substituí-lo e há também os que querem se aproveitar de sua posição e acompanhá-lo. Os que apenas acompanham àquele que se destaca são, na maioria das vezes, os que mais mudanças acabam sendo visíveis em seu caráter.

De pessoas humildes acabam mostrando uma certa arrogância e desprezo pelos demais. Geralmente são imperceptíveis entre aqueles que vivem ao seu redor. A mudança que mais se salienta aos olhos dos outros é justamente no tratamento dado ao resto do grupo.

Se valendo do líder, procura demonstrar uma certa importância e sempre se coloca em posição de substituí-lo quando isto parece eminente. Sempre presenciando o chefe, procuram copiá-lo e superar aquilo que tomam por defeito.

Quando se equiparam ao líder, tentam derrubá-lo ou fazer desistir do posto mais elevado em que se encontra. Procuram também se afastar das antigas amizades, das quais não encontram nada que possa satisfazer sua sede de poder. Olham ao redor e tratam seus antigos amigos como pessoas estranhas, quando não apenas ignoram sua existência.

Como as rêmoras que se agarram aos tubarões e comem do resto de seus alimentos, estas pessoas buscam pegar carona no sucesso de um ser de destaque. No final das contas, acabam colhendo frutos venenosos, pois ao tentar semear a terra que lhes garantiria o futuro, acabam plantando sementes cultivadas pelo ódio daqueles que por elas foram abandonados.